Alunos do Secundário
Concluir o ensino secundário marca o início de uma nova etapa cheia de expectativas. Por um lado, surgem dúvidas e decisões importantes sobre o futuro académico, por outro outro, cresce a vontade de explorar novas possibilidades e desenvolver competências para o que vem a seguir.
Neste cenário de descobertas e escolhas, uma escola focada em LEGO®, Robótica e Programação pode ser um verdadeiro catalisador, oferecendo ferramentas práticas e criativas que vão muito além da infância, e que preparam os jovens para os desafios da vida universitária e profissional.
LEGO® como ferramenta de pensamento lógico
Apesar da associação imediata ao lúdico, o universo LEGO especialmente nas suas vertentes mais avançadas, como o LEGO® SPIKE Prime é uma poderosa plataforma para desenvolver raciocínio lógico, capacidade de abstração e resolução de problemas.
Estas competências são extremamente valorizadas em áreas como engenharia, informática, arquitetura, design, e mesmo em cursos de ciências sociais que exigem pensamento estruturado e metodológico.
Programação: o novo inglês do mundo digital
Independentemente da área escolhida no ensino superior, saber programar é hoje uma competência transversal. Da medicina à economia, da psicologia ao marketing, a programação permite automatizar processos, analisar dados, construir soluções e, sobretudo, pensar de forma estruturada e orientada para a resolução de problemas.
Num curso de programação voltado para pré-universitários, os jovens não aprendem apenas “a escrever código”, mas desenvolvem pensamento computacional, lógica algorítmica e noções de projeto digital, tudo com aplicação prática no mundo real e no contexto académico.
Robótica: o ponto de encontro entre teoria e prática
Ao trabalhar com robótica, os jovens aprendem a aplicar conceitos abstratos — como física, matemática e lógica computacional — em projetos reais. Isso é fundamental para estudantes que vão ingressar em cursos técnicos ou científicos, onde a interdisciplinaridade e a capacidade de transformar teoria em prática são diferenciais importantes.
Além disso, a robótica estimula a criatividade e a autonomia, promovendo um ambiente onde o erro é parte do processo de aprendizagem — algo que nem sempre é bem explorado no ensino tradicional.
Soft skills
A nossa academia tem como um dos pilares a aplicação de metodologias como o aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning), o que ajuda os estudantes a desenvolver competências essenciais para a universidade: gestão de tempo, colaboração em grupo, comunicação eficaz, pensamento crítico e resiliência.Essas habilidades por vezes deixadas de lado no ensino secundário são cruciais para uma transição mais tranquila e bem-sucedida para o ensino superior.
Preparação para o futuro (e para o presente)
Participar em atividades extracurriculares ligadas à tecnologia pode ser também um diferencial importante no currículo, sobretudo para candidaturas internacionais ou bolsas de estudo. Demonstra iniciativa, interesse e envolvimento prático com áreas de conhecimento atuais e relevantes.
Além disso, essa vivência pode ser o ponto de viragem para quem ainda está indeciso quanto ao curso universitário a escolher, oferecendo uma experiência concreta que ajuda a alinhar paixão e vocação
Conclusão:
A BrickLab é, acima de tudo, um espaço onde os jovens constroem autoconfiança, competências técnicas e humanas, e uma visão mais clara sobre o que querem (e podem!) fazer no futuro. Se está a terminar o secundário e tem curiosidade por tecnologia, inovação e criatividade, talvez seja altura de dar o próximo passo.
Afinal, a faculdade é só o início e estar bem preparado pode fazer toda a diferença.