Skip to Content
Registrations Closed

Construir o Futuro Verde

Europe/Lisbon
Add to calendar:

Descrição:

Neste workshop, os alunos são desafiados a construir e programar um robô para recolher “resíduos” (peças coloridas) em locais específicos do tapete, simulando a limpeza e preservação do planeta. Incluímos uma formação teórica sobre sustentabilidade e o papel da tecnologia, assim como uma componente técnica focada em princípios básicos de robótica e programação. Os alunos trabalham em equipa, combinando criatividade, pensamento computacional e conhecimento técnico para cumprir a missão.

Duração:

2 horas e 30 minutos

Recursos:

  • LEGO® Spike Prime, Robô mBot, VinciBot
  • Computadores e Tablets com o software Lego Spike, MatataCode, mBlock5
  • Peças coloridas para representar “resíduos”
  • Fita adesiva para delimitar a área de trabalho
  • Materiais de apoio para a formação teórica e técnica (slides, vídeos, esquemas)

Atividades:

Abertura e Formação Teórica:

  • Apresentação do desafio e introdução aos conceitos de sustentabilidade e proteção ambiental.
  • Explicação sobre o impacto dos resíduos e como a tecnologia pode ajudar a minimizar estes efeitos.
  • Introdução aos conceitos básicos de robótica: sensores, motores, tipos de movimento e lógica de programação.

Construção e Programação:

  • Trabalho em equipa para projetar e construir o robô, aplicando os conceitos técnicos explicados.
  • Programação do robô para recolher resíduos em locais fixos (nível Juvenil) ou aleatórios (nível Júnior).
  • Encorajamento à experimentação, resolução de problemas e otimização do design e código.

Teste e Melhoria:

  • Testes práticos do robô para avaliar o desempenho.
  • Ajustes técnicos e de programação para melhorar eficiência e precisão.
  • Competição amigável para recolher os resíduos no menor tempo possível.

Apresentação e Discussão:

  • Cada equipa apresenta o seu robô, explicando as escolhas técnicas e as estratégias de programação.
  • Discussão sobre os desafios técnicos e ambientais enfrentados, promovendo aprendizagem colaborativa.

Encerramento 

  • Reflexão sobre a importância da tecnologia na sustentabilidade e o papel de cada um na preservação do planeta.

Observações:

  • A componente técnica é adaptada ao nível dos alunos, garantindo que todos compreendam os conceitos essenciais de robótica e programação.
  • O workshop promove competências fundamentais para o século XXI: criatividade, colaboração, pensamento computacional, consciência ambiental e conhecimentos técnicos.


 Galeria