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Workshop Legos e Tecnologia

Europe/Lisbon
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Descrição:

Este workshop desafia os alunos a construir e programar um robô para transportar objetos de um ponto a outro. Os alunos trabalharão em equipas para projetar, construir e programar o robô, combinando a criatividade com as competências de resolução de problemas.

Duração:

2 Horas

Recursos:

  • Lego Spike Prime, Robô mBot , VinciBot
  • Computadores e Tablets com o software Lego Spike, MatataCode, mBlock5  
  • Objetos para transporte (cubos, bolas, garrafa de agua etc.)
  • Fita adesiva para delimitar a área de trabalho

Atividades:

  1. Abertura 
  2. Introdução:
    • Apresentar o desafio aos alunos: construir e programar um robô para transportar objetos.
    • Discutir as diferentes formas de locomoção e aspetos a considerar na construção do robô.
    • Mostrar exemplos de robôs que transportam objetos e discutir as suas características.
  3. Construção e Programação:
    • Os alunos trabalham em grupos para projetar e construir o seu robô.
    • Incentivar a criatividade e a experimentação na construção do robô.
    • Os alunos programam o robô para se deslocar do ponto de partida ao ponto de chegada, transportar o objeto e voltar ao ponto de partida.
    • Incentivar a colaboração e a entreajuda entre os alunos.
  4. Teste e Melhoria:
    • Os alunos testam os seus robôs e identificam possíveis problemas.
    • Os alunos ajustam a construção e a programação do robô para melhorar o seu desempenho.
    • Realizar uma competição entre os grupos, cronometrando o tempo que cada robô leva para transportar o objeto.
  5. Apresentação e Discussão:
    • Cada grupo apresenta o seu robô e explica as suas escolhas de construção e programação.
    • Os alunos discutem os desafios que enfrentaram e as soluções que encontraram.
    • Promover a partilha de ideias e a aprendizagem entre os alunos.
  6. Encerramento 

    Observações:

    • Esta atividade pode ser adaptada a diferentes níveis de dificuldade, ajustando a complexidade da tarefa e os materiais disponíveis.
    • É importante incentivar a experimentação e a criatividade dos alunos, permitindo que explorem diferentes soluções para o desafio.
    • Esta atividade promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como a criatividade, a colaboração e o pensamento computacional.


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