Workshop Legos e Tecnologia
Descrição:
Este workshop desafia os alunos a construir e programar um robô para transportar objetos de um ponto a outro. Os alunos trabalharão em equipas para projetar, construir e programar o robô, combinando a criatividade com as competências de resolução de problemas.
Duração:
2 Horas
Recursos:
- Lego Spike Prime, Robô mBot , VinciBot
- Computadores e Tablets com o software Lego Spike, MatataCode, mBlock5
- Objetos para transporte (cubos, bolas, garrafa de agua etc.)
- Fita adesiva para delimitar a área de trabalho
Atividades:
- Abertura
- Introdução:
- Apresentar o desafio aos alunos: construir e programar um robô para transportar objetos.
- Discutir as diferentes formas de locomoção e aspetos a considerar na construção do robô.
- Mostrar exemplos de robôs que transportam objetos e discutir as suas características.
- Construção e Programação:
- Os alunos trabalham em grupos para projetar e construir o seu robô.
- Incentivar a criatividade e a experimentação na construção do robô.
- Os alunos programam o robô para se deslocar do ponto de partida ao ponto de chegada, transportar o objeto e voltar ao ponto de partida.
- Incentivar a colaboração e a entreajuda entre os alunos.
- Teste e Melhoria:
- Os alunos testam os seus robôs e identificam possíveis problemas.
- Os alunos ajustam a construção e a programação do robô para melhorar o seu desempenho.
- Realizar uma competição entre os grupos, cronometrando o tempo que cada robô leva para transportar o objeto.
- Apresentação e Discussão:
- Cada grupo apresenta o seu robô e explica as suas escolhas de construção e programação.
- Os alunos discutem os desafios que enfrentaram e as soluções que encontraram.
- Promover a partilha de ideias e a aprendizagem entre os alunos.
- Encerramento
Observações:
- Esta atividade pode ser adaptada a diferentes níveis de dificuldade, ajustando a complexidade da tarefa e os materiais disponíveis.
- É importante incentivar a experimentação e a criatividade dos alunos, permitindo que explorem diferentes soluções para o desafio.
- Esta atividade promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como a criatividade, a colaboração e o pensamento computacional.